top of page

ACUPUNTURA: o que é e para que serve?


ACUPUNTURA O excelente aliado para tratar traumas, dores e doenças físicas e emocionais.

Porque tratamos o enfermo como um todo, e não apenas a enfermidade!

Com registros de há mais de 4 mil anos de existência, a acupuntura faz parte da Medicina Tradicional Chinesa, onde nasceu. Juntamente com outros 7 pilares, sua função principal é manter e recuperar a saúde. Para isso são utilizados diversos instrumentos, e nos dias atuais são, por exemplo: agulha, moxa, ventosa, eletroestimulador, ímã, sementes, cristais e outros mais. [Falarei sobre isso em outra matéria!]

Por nosso corpo estão distribuídos 12 meridianos principais, correspondentes aos órgãos e vísceras, que formam a grande circulação, e outros 2 meridianos menores, que formam a pequena circulação. São 365 pontos de acupuntura ao longo desses trajetos, e além deles existem outros pontos denominados "extras", e também os microssistemas, onde encontra-se, por exemplo, a "aurículo acupuntura", que é realizada na orelha. São cerca de 1500 pontos no total.

Esses "acupontos" (pontos de acupuntura) são estimulados de forma a produzir uma resposta no organismo, seja para sedar, tonificar ou harmonizar, conforme o que se esteja buscando com o tratamento. Nosso corpo libera substâncias que exercerão essas funções.

Reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde), com a acupuntura podemos melhorar de forma significativa a qualidade de vida, pois ela age no plano físico, emocional e espiritual.

Pode ser realizada como medicina preventiva, como parte de uma terapia multidisciplinar ou ainda na estética, onde vem ganhando cada vez mais espaço.

A forma como vemos um paciente na Medicina Chinesa é bastante diferenciada da Medicina Ocidental; Buscamos a origem de onde desencadeia todo o sofrimento do indivíduo, e não apenas tratamos a manifestação ou a queixa que o paciente refere. Dessa forma de ver o ser como um todo vem o termo "holístico".

A acupuntura pode ser realizada desde a mais tenra idade, em gestantes, crianças, adultos, idosos e em animais. Há quem as realize também em plantas!

**Conheça algumas doenças que podemos tratar com a acupuntura:

Enxaqueca, Sinusite, Rinite, Alergias, Ansiedade, Depressão, Tabagismo, Infertilidade, Problemas ginecológicos, Impotência, Constipação, Osteopatias, Tendinites, Problemas musculares, Distúrbios alimentares, Fadiga, Insônia, Lombalgia, Ciatalgia, Bursite, Esporão calcâneo, Fascite plantar, Dor no joelho, Fibromialgia, Herpes, Tensão Pré Menstrual, Soluço, Gastrite, Asma, Bronquite, Psoríase, e muitos outros acometimentos.

A acupuntura também é muito utilizada por atletas uma vez que na fase pré treino podemos tonificar músculos e tendões e na fase pós treino utilizamos como regenerativo.

Juntamente com a Fitoterapia Chinesa, massoterapia e cultivando hábitos saudáveis, podemos alcançar resultados surpreendentes!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page